Filmes Relacionados à Dança


Dirty Dancing – Havana Nights
Uma jovem americana muda-se com a família para Havana (Cuba) e depressa percebe que o ambiente restrito da comunidade americana da cidade não é palco suficientemente amplo para o seu gosto pela dança. Lá fora, nos clubes da cidade, vai descobrir esse palco e desenvolver uma paixão por um empregado de restaurante e dançarino brilhante. Lá fora a revolução cubana está prestes a eclodir…


Step Up

Tyler Cage é um adolescente que vive numa zona de subúrbios, filho adotivo de uma família com inúmeros problemas e com carências financeiras. Na sequência de uma brincadeira com os amigos, vê-se envolvido num incidente de assalto a uma escola – a Maryland School of Arts e é apresentado ao juiz e condenado a um número de horas de serviço comunitário a cumpri nessa mesma escola. É exatamente na sequência disso, que Tyler conhece Nora Clark, uma jovem que sempre sonhou ser bailarina e cuja apresentação final para consegui uma importante e vital bolsa de estudo ocorre dai a uns meses. É com Nora que Tyler aprenderá, pela primeira vez na vida, a lutar por um objetivo…

Dança, Paixão e Fama

Sean e Mitch são dois irmãos que adoram dançar, mas vivem numa pequena cidade industrial da Austrália, sem grandes perspectivas para o futuro. Sean decide rumar para Sydney e conseguir trabalho em algum musical. Porém, devido ao seu gênio difícil e arrogante, ele acaba sendo dispensado. Voltando à sua cidade-natal, ele reúne um grupo de amigos e, juntos, eles formarão o seu próprio grupo de dança.




Dance With Me

O jovem cubano Rafael Infante (Chayanne) acaba de perder a mãe e resolve fazer uma viagem para Houston, nos Estados Unidos, para conhecer seu pai. John (Kris Kristofferson) gerencia um estúdio de dança e não tem idéia de que é pai do rapaz. Rafael começa a demonstrar muito talento para dança e conhece Ruby Sinclair (Vanessa Williams), a grande esperança do estúdio para ganhar o Campeonato Mundial de Dança.




Dança Comigo

Há vários anos o advogado John Clark (Richard Gere), especialista em testamentos, leva uma vida rotineira do trabalho para casa e de casa para o trabalho. Apesar de amar sua mulher, Beverly (Susan Sarandon), e seus filhos, John sente que algo está faltando algo em sua vida. Por acaso vê na janela de uma academia Paulina (Jennifer Lopez), uma bela professora de dança. Esperando se aproximar dela, John se matricula na academia. No entanto Paulina rapidamente elimina qualquer possibilidade de envolvimento com John, mas isto não o faz deixar de ir à academia, pois ele acha cada vez mais relaxante e divertido dançar. Entretanto John não se sente à vontade para contar para Beverly, que ao ver mudanças no comportamento do marido contrata um detetive, pois suspeita que ele esteja envolvido com alguém.




Strictly Ballroom (Vem dançar comigo), Baz Luhrmann, 1992.

Uma competição de dança de salão, uma iniciante com pouco tempo para aprender a dançar e um dos finais mais emocionantes entre todos os filmes de dança. Eu o assisti no começo da minha adolescência e esse vestido vermelho da protagonista fez parte do meu imaginário por anos e anos. Para mim, esse filme mostra o poder agregador da dança. O diretor é o mesmo de “Moulin Rouge”, um dos meus musicais preferidos.




Center Stage (Sob a luz da fama), Nicholas Hytner, 2000.
Estudantes de ballet clássico em uma grande escola de formação. Coisa rara é encontrar alguém que faça ballet e não tenha assistido ao filme. Eu já assisti várias vezes e é impossível a gente não se identificar em vários momentos. Nem preciso dizer que o meu amor é pela Jody Sawyer, aquela que ouve o tempo todo que não deveria dançar. O final nos ensina muita coisa, talvez por isso eu goste tanto.
O post sobre o filme, aqui.




Pina (Pina), Wim Wenders, 2011.
Documentário sobre Pina Bausch. Na verdade, uma grande homenagem a ela. Um filme incrível, que mexe com todos aqueles apaixonados por dança. Se eu tivesse de escolher um único nome, uma única referência na minha vida na dança, sem dúvida, seria Pina Bausch. Sinto como se ela me dissesse que a dança faz parte de todos nós. Nela eu me encontro e esse filme me mostrou isso claramente. Mesmo quem não é afeito à dança contemporânea, assista. E assista de novo. E chore silenciosamente quando terminar.
O post sobre o filme, aqui.


Black Swan (Cisne negro), Darren Aronofsky, 2010.
Bailarina é escolhida para os papéis principais de “O lago dos cisnes” e começa a acreditar que está sendo perseguida por sua “rival”. Eu tenho uma profunda ligação com esse filme e sou sua defensora voraz. Ele fala muito mais sobre as entranhas do ballet clássico e da nossa obsessão pela perfeição do que qualquer outro filme. Sem falar no calvário da protagonista, que além de lidar com seus próprios medos e inseguranças, tem de ouvir o tempo todo que não é capaz para o papel que lhe deram. Nada muito diferente do que acontece com quem faz ballet… Enfim, eu o acho incrível de mil maneiras e poderia passar horas falando sobre “Black Swan”. Cada vez que o assisto, novos detalhes saltam aos olhos. É um primor! Nina Sayers, estamos juntas!
O post sobre o filme, aqui.

Whatever Lola Wants (O que Lola quiser), Nabil Ayouch, 2007.
Lola quer dançar profissionalmente, mas não consegue. Enquanto ela não “acontece”, trabalha nos correios de Nova York. Até o dia em que ela viaja ao Egito e conhece Ismahan, uma grande bailarina de dança do ventre. Do ponto de vista cinematográfico, o filme não tem nada demais. A sua grandeza reside em outros pontos: a determinação de Lola, as aulas de Ismahan, a disposição da novata em aprender, a generosidade da grande bailarina em ensinar, mostrar que existe a técnica, mas sem alma ela não quer dizer nada, deixar claro que cada bailarina é o espelho de sua dança… Sinceramente, os ensinamentos de Ismahan deveriam ser levados sempre conosco: “Lola, eu não posso te ensinar a ser você mesma. Use o seu corpo. Seja o seu próprio instrumento.”
O post sobre o filme, aqui.



Sonhos no Gelo

Casey Carlyle (Michelle Trachtenberg) é uma adolescente normal, que é estimulada por Bast (Steve Ross), seu professor de física, que crê que ela tem potencial para obter uma bolsa de estudos e ser aluna em Harvard. Mas ela precisa apresentar um trabalho pessoal, assim entre livros de cálculos e teorias engenhosas direcciona sua pesquisa para a patinagem artística, pois crê que exista uma fórmula aerodinâmica exacta para aqueles movimentos. Casey não imaginava que ficaria tão fascinada por este desporto, ao ponto de considerar a física menos importante. Isto provoca o desespero da mãe, Joan Carlyle (Joan Cusack), uma professora de literatura inglesa que sonha ver a filha em Harvard.



Cutting Edge 2

Sobram faíscas e chamas quando a devotada patinadora do gelo Jackie (Christy Carlson Romano, a voz dos seriados de TV Kim Possible e Cadet Kelly) resolve ter como parceiro o ousado patinador in-line Alex (Ross Thomas) na sequência do filme clássico de patinagem no gelo Um Casal Quase Perfeito. Treinados pelos pais medalhistas olímpicos de Jackie, esta dupla incompatível luta para se entender um com o outro, dentro e fora da pista de gelo enquanto patinam em busca do ouro olímpico. Mas quando a competição esquenta, o romance deles segue o mesmo caminho!



Vem Dançar

António Banderas estrela “Vem Dançar”, um drama inspirado na história real de Pierre Dulaine, um professor e competidor que ensina dança de salão como voluntário a um grupo variado de alunos do ensino médio de uma área carente do centro de Nova York, mantidos de castigo. A princípio, os alunos estão desconfiados quanto a Dulaine, principalmente quando descobrem que ele está ali para ensina-los a dançar, mas seu comprometimento e dedicação inabalável pouco a pouco os inspiram a abraçar o programa.







Honey

Honey Daniels, é uma bailarina sensual afro-latina que trabalha num bar e simultaneamente dá aulas de hip-hop num centro de juventude. Honey sonha vir a ser coreógrafa de vídeos musicais e um dia, quando conhece um famosos realizador, pensa ver a sua oportunidade chegar. Com o desencadear da relação, Honey percebe que o seu sonho tem um preço muito alto. O realizador pede-lhe em troca favores sexuais, mas Honey recusa. É assim que o realizador, que não aceita um “não”, vai fazer de tudo para sabotar a sua carreira e afasta-la do negócio.



Billy Elliot

Quando Billy, um rapazinho de 11 anos, descobre uma classe de ballet que partilha o ginásio com o seu clube de boxe, há algo na magia dos movimentos que capta a sua atenção.
E depressa troca as lições de boxe pelas de ballet, sem que a família o saiba.
O pai e o irmão de Billy, ambos envolvidos numa greve de mineiros, lutam para pôr comida na mesa. As suas frustrações vão ao rubro quando descobrem que Billy anda a gastar o dinheiro das aulas de boxe numa ocupação pouco masculina.
A professora de ballet convence Billy a prosseguir as aulas sem pagar, mas não consegue fazer o pai de Billy compreender o talento do filho.
Enraivecido pela incompreensão da família, Billy executa uma dança só para o seu amigo Michael, mas é visto a meio da interpretação pelo pai. Descobrindo ali mesmo o talento do filho, o pai garante-lhe que terá a sua oportunidade de ir a uma audição a Londres. Com a ajuda dos outros mineiros, Billy e o pai chegam finalmente a Londres para o grande dia…




















Nenhum comentário:

Postar um comentário